segunda-feira, 20 de julho de 2009

Desta vez a história é a minha...

... a minha primeira prova de triatlo, distância Olímpica !

Para quem não sabe, são 1.9km a nadar, 40km de bicicleta e no fim para termos a certeza que morremos... 10km de corrida!

Local do crime: Aveiro

Hora da morte: 19:00h

Tempo de tortura: 3h (Para amadores)


Passei a semana toda a pensar que ia chover no sábado, assim não havia condições para fazer a prova... que chatice, teria que "morrer" noutro dia...

Mas para meu azar, ou sorte, ainda não consegui perceber, veio o vento norte, que tão característico limpou o céu!

Como boa atleta que sou, com uma estreia para sábado, resolvi começar na sexta a festejar... um fantástico jantar no palácio da bolsa, muito bem acompanhada, com boa comida e bons vinhos!

Depois, não se pode deitar cedo, que até pode parar a digestão...

Acordei às 9:45 da manhã, o PortoRunners fazia anos, eu tinha um pequeno-almoço comemorativo com eles...
A dor de cabeça era tanta que voltei para a cama, afinal sempre tinha a prova à tarde!
Dormi até às 12:36h, quando acordei dei um salto, a esta hora já devia estar a almoçar, ainda tinha que comprar as barritas/gel energético, o único que tinha, do Alberto, já não estava em condições.
Levantei-me, liguei o telemóvel para ver se o "Papá" acompanhava a filhinha até à "morte", para assim, como numa boa notícia do jornal da noite, fazer a mórbida reportagem! Azar... o "Papá" não podia ir...
Hesitei, pensei cá para mim, o que é que eu lá vou fazer... nem tenho o gel, nem treinei a parte de ciclismo... claro que, este tipo de pensamento é sempre de curta duração na minha cabeça !
(Depois da prova concluí que não é o único)

Liguei ao "Speedy", para me certificar de que ele ia... assim iria ter companhia na tortura... nem eu imaginava era quanto!

Almoço, meto-me no carro, certifico-me que está tudo, claro que falta sempre qualquer coisa...

14:00h já na estrada... a acelerar a fantástica musa, que tanto me inspira !
14:40h mais coisa menos coisa, AVEIRO !

Depois de descarreguar o material, pneus vazios... faltava a água e não havia onde comprar o dito gel...

Começava mal...

Depois de colocar a bicicleta e tudo o resto no cestinho por baixo da placa, ISABEL LIMA, comecei à procura de alguém que me desse um tubo de gel... pelo menos!
Claro que nestas coisas, os atletas são fantásticos e ajudam-se muito, principalmente fora da água, porque uma vez lá dentro, a história já é outra...

E por falar em água...
Fui para junto dos atletas que estavam a experimentar as águas de Aveiro, mesmo em frente ao Centro de Congressos...

Nos primeiros instantes até parecia limpa... mas quando os vi sair da água com coisas estranhas penduradas nos óculos e coladas na cara... Hhrrrrrr, pensei cá para mim, é desta que vou desistir!


Mas, como sempre, foi um pensamento de curta duração... quando dei por mim, estava em grande "estilo", a saltar lá para dentro...
Tendo em conta tudo o que aconteceu a seguir, esta até foi a melhor parte da prova, ao menos tinha o lodo, algas... qualquer coisa com aspecto estranho, mas textura macia a massajar-me o corpo, digamos que, uma forma diferente de relaxar!

É dada a partida, só queria que estivessem lá, uma imagem vale mais do que mil palavras, e a única frase que me ocorre é "Tudo ao monte e fé em Deus!"
Acreditem que foi mesmo preciso ter Fé !

Claro que os simpáticos senhores, tão cavalheiros fora da água, que nem príncipes encantados, lá dentro transformaram-se em Sapos... e dos feios!

Nada que uma senhora não aguente, embora a certa altura, tenha puxado o braço um pouco mais para o lado, para o senhor perceber que já estava a ficar chateada, farta de levar "porrada"!

De repente vejo a chegada... o pior depois foi sair da água, eu, que nem uma flexão faço, tive que elevar o corpo da água para rastejar, literalmente, até alcançar as escadas, pus-me em pé e comecei a correr em direcção à bicla, como se nada fosse!
( em "s", normal, nestas ocasiões, e não só!)

Pego na bicicleta, já com as minhas lindas Sidi, e lá vou eu!
Comecei a contar.. tombo=1, arranquei direitinha, afinal tombo=0;

Quando olhei para o conta kms, não se passava nada... azar!

Toca a perguntar a uma alma caridosa, quantas voltas ainda a fazer... as respostas não eram coerentes... azar!

Lá fui... o vento era brutal, muitas subidas, descidas, curvas e sítios muito apertados para dar as voltas, na minha opinião, demasiado perigosos!

De repente, comecei a ficar sem forças, não por fome, mas por sede!
Entrei na fase da tortura... já estava mesmo a desistir, quando paro e peço a um Senhor que estava a assistir à prova a garrafa de água que tinha na mão, foi a minha salvação, sem ajuda dele, tinha mesmo desistido da prova !

Depois de beber a água praticamente toda... voltei à competição, claro que aqueles minutinhos fizeram falta, mas o objectivo era mesmo acabar!

Quase no fim, com muito apoio do público e colegas da prova, ainda deu para duas de conversa em cima da bicla... imaginem, eu, caladinha?

Momento alto, ou baixo para mim, acabar a prova de ciclismo e começar o atletismo... com a variável tombo=0...

Cheguei à meta, ao fim de 1.5km feitos a nado e 40km de bicicleta... lá estava eu a travar, com muita tranquilidade a tirar o pé do encaixe e VOILÁ, "tombo" manteve-se constante!

Calça as sapatilhas, toma o gel e cá vou em pleno... era o que pensava...
Para resumir, senão ainda adormecem... brutal, custa mesmo muito, para quem está desidratado, sem forças e com dores de estômago...

Entretanto os meus colegas chegam à meta e à minha passagem "puxam" por mim, ainda me arrancaram um sorriso, mas o sofrimento era tal que eu estava a ver que não ia dar muito mais...

Claro que o "Speedy", já me conhece e viu que estava mesmo atrapalhada...
Depois da prova que fez, acompanhou-me nos últimos 2.5km, para me ajudar a manter a passada... só assim terminei, na mesma assim, com a cabeça erguida... só pelo tempo de passar o insuflável que dizia "META"!


Guia prático para quem faz um triatlo olímpico:

- Treinar.... MUITO
- Deitar cedinho
- Verificar a bicicleta:pneus, conta kms, água, mudanças... travões
- Levar comidinha
- Se a prova incluir viagem(+100km), levar motorista

e Muita coragem!!!!

2 comentários:

  1. Muitos parabéns!
    Valeu a pena esperar por este post!
    Gostei bastante do relato e também dos conselhos! :D

    Quando é o próximo?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Mark... na realidade a prova custou muito, pensei em desistir várias vezes, mas como todos os atletas que se metem nestas coisas... desistir só mesmo quando não há alternativas!
    Agora sim, vou começar a preparação para o grande objectivo deste ano... MARATONA do Porto!

    ResponderEliminar